Vi uma coisa surreal agora. Mas é algo completamente surreal, louco, desvairado. Um rapaz exaltando, pra quem quiser ver no seu facebook, que o Grêmio está na zona da Libertadores e o Inter não. O cara simplesmente falou como se fosse um título universal, sendo que se passaram somente 10 rodadas e a diferença entre os dois é de apenas dois pontos. É isso que virou a torcida do Grêmio, esse é o exemplo que eu precisava. O cara se esqueceu completamente da derrota pro Palmeiras, pois já está exaltando o seu time, e está usando a posição do G-4 com dez rodadas pra tentar tirar com os colorados, como se isso fosse um título mundial. Esse cara é o resultado da soma "clube pequeno que faz a torcida ter que comemorar G-4, pois não ganha nada" + "torcida alienada geraldina que apoia qualquer coisa e se contenta com pouco".
Mesmo assim, não pensei que a torcida do Grêmio chegaria a esse ponto do ridículo e que pudesse apelar pra algo tão minúsculo como isso.
O cara parecia um torcedor do Figueirense que comemora uma posiçãozinha boa qualquer como se fosse título mundial. Que coisa minúscula, insana. "PRA VOCÊ QUE TÁ NA ZONA DA LIBERTADORES". Como que pode o cara exaltar isso como título, e mais: com 10 rodadas de competição.Antigamente os gremistas riam do Inter usando o titulo da América como exemplo. Hoje o cara cita G-4 com 10 rodadas de torneio. Que processo de diminuição que tomou conta dessa torcida/clube. Incrível. E sim, o Grêmio foi muito bem nos dois últimos jogos e isso pode dar uma esperança. Agora, comemorar G-4 e exaltar esse time dessa forma, depois daquela eliminação patética contra o Palmeiras, é DEMAIS.
sábado, 21 de julho de 2012
"Bate palma pra mim"
Aílton, após marcar o gol do título: "Eu sou foda, eu sou foda, eu sou foda, porra! Bate palma pra mim, bate palma pra mim, bate palma!"
Nessa época, a torcida do Grêmio vaiava os jogadores e pressionava-os cobrando boas atuações. Mesmo os jogadores que não eram ruins - apenas não jogavam o suficiente - eram cobrados. E tem pateta dizendo que "tem que apoiar incondicionalmente durante o jogo inteiro, porque o jogador se for vaiado perde a vontade".
A maior prova de que essa teoria é totalmente furada é o Brasileiro de 1996. O Aílton, de tanto ser vaiado durante a temporada, entrou enlouquecido e com gana nos minutos finais da decisão do campeonato. Meteu um cometa com a perna canhota. Ele era destro. Queria provar que era um bom jogador. Principalmente para a torcida que pegava no pé dele. Percebam a reação dele após o gol.
Mas vai falar isso pra geração de torcedores pós-aflitos do Grêmio. Vaiar? Bem capaz. Vamos é aplaudir durante os 90 minutos inteiros jogadores que não demonstram a menor qualidade técnica. Afinal, coitadinho do jogador. Se alguém o vaiar, ele vai entrar em depressão e nunca mais vai jogar futebol na vida.
domingo, 8 de julho de 2012
O absurdo Léo Gago e outros fatos
Tenho uma dúvida/questão me atormentando a cabeça desde o começo do ano. Diariamente penso sobre isso. Tento encontrar uma explicação. Lá vai: como é que pode uma pessoa, diagnosticada como normal, e que não tenha nenhum tipo de doença mental, contratar o LÉO GAGO pra ser o volante titular do Grêmio pelos próximos 3 anos? Léo Gago é como o antigo Jefferson Feijão. É um símbolo entre os clubes pequenos fracassados. É aquele jogador que fica rondando e passando pelos clubecos do Brasil. Aquele jogador que tu olha e pensa: "esse cara é figura recorrente nos timecos do Brasil." É um jogador quase folclórico. É um daqueles jogadores que tá sempre jogando no Avaí. E esse cara foi tido como a solução do meio campo do Grêmio. Fizeram um contrato de 3 anos com essa ameba. "Ah, mas aquele time de desconhecidos em 95..." Aquilo foi um golpe de sorte que deu certo. A chance de isso acontecer de novo é quase zero. Então, se tu tem o Rochemback, fica com ele e NÃO CONTRATA o Léo Gago. Porque a chance de dar certo é ZERO. E o Dinho, Arce e o Jardel, tidos como "desconhecidos" em 95, um era campeão mundial pelo São Paulo, o outro eleito o melhor lateral do Paraguai e o outro de seleções de base do Brasil. Nada perto do currículo do Leo Gago.
A torcida, mais uma vez
Uma imagem que apareceu agora no jogo é uma das explicações do porquê o Grêmio estar nessa fase. Garotos juvenis alentando, com as famosas "mãozinhas", o time, mesmo tomando quatro. Tentando de todo o jeito imitar (erradamente) os argentinos. Eles acham que estão abalando. E eles não desistem, mesmo depois de tantas derrotas. Porque estão com uma idéia equivocada na cabeça de que os argentinos alentam sempre. E porque são uns imundos, alienados, idiotas. Como pode? O Grêmio não tem mais solução. Não tem saída. Clube completamente acabado. E tem gente da torcida que acha que vai pra Libertadores. Não bastou aquele vexame contra o Palmeiras? Ano após ano é um mar de amareladas. Ainda não caiu a ficha? E eu pensando que tinha caido a ficha de TODA a torcida. Eu pensei que fosse unanimidade já que o Grêmio não tem mais jeito.
Libertadores?
Mal sabe o Kléber Gladiador que o Grêmio não vai pra Libertadores nem sob decreto presidencial. E eu avisei aqui que era só o Grêmio começar a enfrentar time bons e TITULARES no campeonato Brasileiro, que ele começaria a cair na tabela. Quem é que não vê que esse clube tem que fechar? É um time sem ambição. O fracasso está presente na face da maioria dos jogadores. Léo Gago, Gilberto Silva, Vilson, Werley, Marco Antonio, Tony e etc. Isso não tem mais espaço no Grêmio, pois o fracasso que rodeia esses jogadores é visível. É sempre assim: algum zagueiro do Grêmio se lamentando e o goleiro do Grêmio pegando a bola no fundo das redes. Algum jogador do Grêmio dando entrevista completamente abatido. Um meio campo nulo, que não oferece perigo nenhum. Todo jogo é isso. Vejo isso faz 10 anos. Sempre assim. Já sabemos de cor o que ocorre e o que vai ocorrer com esse time, jogo após jogo.
sexta-feira, 6 de julho de 2012
O que representa a contratação do Forlán
Está confirmado. Forlán é do Inter. Não vou dar uma de jornalistinha chato relembrando que ele foi o "melhor jogador da copa de 2010" e etc. Vamos logo a REAL. O que significa para o futebol a contratação desse jogador pelo Inter?
Significa que a rivalidade Grenal terminou. Isso mesmo. Não há a menor graça. Não há mais disputa. O Inter, além de empilhar títulos e vitórias em Grenais, tem sucesso absoluto em termos de contratações e revelações de jogadores. O Grêmio, por outro lado, só contrata nulidades futebolísticas. Ano após ano, as contratações do Grêmio são ridículas. As apostas em jogadores desconhecidos, por parte do tricolor, SEMPRE fracassam. A contratação mostra, para quem quer enxergar, a disparidade entre os dois clubes de Porto Alegre. Acabou. Em termos de comparação, o Grêmio é o Bragantino e o Inter é um dos grandes de São Paulo.
Essa deveria ser a ficha a cair para a torcida do Grêmio. Mas ela não vai reagir. Sabem o que vai acontecer? Nada. No próximo jogo, lá estará a torcida do Grêmio lotando o estádio, cantando 90 minutos e se contentando com vitórias que não levam a nada. Lá estará a torcida do Grêmio feliz da vida porque contrataram Zé Roberto e Fábio Aurélio. Eu nem deveria estar explicando isso tudo aqui, porque é visível. Só não enxerga quem é imbecil.
Entretanto, não adianta colocar a culpa de tudo nos atuais dirigentes do Grêmio. Já vi gremistas reclamando do Paulo Odone e questionando "por que o Grêmio não trouxe o Forlán?". Vou te explicar: porque não há lucro, benefício, bônus algum em trazer um jogador desses para o Grêmio. Sim, porque o Grêmio é um clube falido que não vence nada há 12 anos e faz papelão atrás de papelão a cada mês que passa. Os empresários não têm interesse algum em colocar um jogador desse calibre num time fracassado. Acho que o jogador também não teria a menor vontade de vestir essa camisa. Colocar Forlán no Grêmio seria uma jogada empresarial BURRA por parte dos empresários. Por ouro lado, colocar esse jogador no Inter é uma certeza muito maior de benefícios, lucro e sucesso. É como investir num boteco de esquina em detrimento de um restaurante grande e movimentado. Não há lógica. Então, gremistas, entendam que o time de vocês é horrível e destinado ao fracasso. Não há a menor chance de conseguir a contratação de um jogador desse porte. O que o Grêmio precisa, agora, é uma revolução interna, como fez o Inter no início dos anos 2000.
Resta imaginar o que esse brilhante jogador fará vestindo a camisa do Inter. E ainda estão para anunciar o Nilmar. Alguém tem alguma duvida de que o Inter conquistará o tri da américa muito antes do Grêmio? Eu não.
quinta-feira, 5 de julho de 2012
A real sobre o Corinthians
Muitos torcedorzinhos da dupla Grenal ficam choramingando por aí porque a mídia dá muita importância para os jogos e conquistas do Corinthians. Esse post, escrito pelo meu amigo Antonio Henrique (minha cria em questão de meter a real), servirá para vocês pararem com essa HISTERIA e entenderem que isso é PERFEITAMENTE NORMAL:
"Queria ver se a Globo ia falar tanto da final se fosse Grêmio ou Inter". Não ia. Se tu não sabe, eu te aviso: não ia. E com razão. Não faz sentido dar a mesma dimensão de um jogo do Corinthians pra um jogo da dupla GreNal. A matemática é facílima: o Corinthians atinge, diretamente, mais pessoas que esses dois clubes juntos. E não satisfeito em ter uma torcida do tamanho de uma nação, o Corinthians também tornou-se o time com mais SECADORES no futebol brasileiro. Em jogo do Corinthians todo mundo torce.
E quanto a Grêmio e Inter? Nada. Nenhum torcedor de outro time se importa com as vitórias ou fracassos desses times. Ninguém quer saber se o Grêmio é o maior campeão da Copa do Brasil e o Inter ganhou do Barcelona no Mundial. Ninguém quer saber se o Grêmio cai pra segunda divisão uma vez por década e o Inter toma uma surra de um time do Congo. O Corinthians, vocês gostem ou não, é o time do Brasil. Querer que um jogo da dupla GreNal seja tratado como um jogo do Corinthians é o mesmo que exigir a mesma repercussão de uma notícia minha a uma do Brad Pitt. Loucura, coisa de doido varrido. Engulam."
"Queria ver se a Globo ia falar tanto da final se fosse Grêmio ou Inter". Não ia. Se tu não sabe, eu te aviso: não ia. E com razão. Não faz sentido dar a mesma dimensão de um jogo do Corinthians pra um jogo da dupla GreNal. A matemática é facílima: o Corinthians atinge, diretamente, mais pessoas que esses dois clubes juntos. E não satisfeito em ter uma torcida do tamanho de uma nação, o Corinthians também tornou-se o time com mais SECADORES no futebol brasileiro. Em jogo do Corinthians todo mundo torce.
E quanto a Grêmio e Inter? Nada. Nenhum torcedor de outro time se importa com as vitórias ou fracassos desses times. Ninguém quer saber se o Grêmio é o maior campeão da Copa do Brasil e o Inter ganhou do Barcelona no Mundial. Ninguém quer saber se o Grêmio cai pra segunda divisão uma vez por década e o Inter toma uma surra de um time do Congo. O Corinthians, vocês gostem ou não, é o time do Brasil. Querer que um jogo da dupla GreNal seja tratado como um jogo do Corinthians é o mesmo que exigir a mesma repercussão de uma notícia minha a uma do Brad Pitt. Loucura, coisa de doido varrido. Engulam."
terça-feira, 3 de julho de 2012
Mais Miralles
Grêmio liberando Miralles de graça, tendo pago 3 milhões de dólares pela sua contratação. Todo o santo dia surge um novo fato surreal pelos lados do Olímpico. Que clube que se supera, dia após dia. Que clube que não tem mais jeito. Nem sei mais quem está errado nesse caso. O Grêmio, por ter comprado um lixo, o jogador, que é um lixo, o Luxemburgo que não valoriza o patrimônio do clube, ou a torcida que ama essa naba.
Os clubes PRECISAM se mobilizar contra esses jogadores de futebol imundos. É PRECISO que seja feito um boicote. Ninguém mais compra jogador por valor alto e nem paga salário de mais de 50 mil. Porque, se não, tu paga 3 milhões de euros pela compra do cara, paga 100 mil reais por mês, e o vagabundo avisa que quer ir embora. Como ele é um "trabalhador" como qualquer outro, o clube tem que liberar. E a Lei Pelé, feita por aquele safado, ainda ajudou a facilitar a vida desses bagaceiros. Os clubes são burros, os jogadores são bagaceiros safados e a torcida é doente, pois fica ameaçando de morte o presidente para que ele contrate jogadores desesperadamente. Tudo errado.
Miralles é o retrato do Grêmio atual
É isso. Miralles foi embora. De graça. Não era nem pra ter sido contratado. A pergunta que fica é: como que paga 3 milhões de dólares por um jogador desses? É jogar dinheiro pela janela. Gastar 3 milhões com Miralles é o mesmo que atirar 3 milhões na lata do lixo e esperar que aconteça alguma coisa que não seja o prejuízo. O Grêmio já não tem dinheiro de sobra e, quando tem, gasta em inutilidades. Enquanto isso, o Inter negocia com Nilmar e Forlán, tem D'alessandro, Dagoberto, Oscar, Bolatti e etc (que provavelmente vai embora).
Não é que não se pode arriscar em jogadores desconhecidos. Afinal, os times vencedores do Grêmio eram formados por jogadores da base e apostas; jogadores desconhecidos que foram catados com lupa pelo Brasil adentro. Entretanto, gastar 3 milhões de dólares em uma aposta é o ápice da irresponsabilidade.
E é isso o que o Grêmio se tornou. Um clube bagunçado, desorganizado, com ações irresponsáveis. Miralles é o retrato disso. Não enxerga quem não quer. 3 milhões é dinheiro para se gastar em uma certeza, não em uma dúvida. Miralles nunca tinha feito nada de grandioso na sua carreira. Fez alguns golzinhos na liga chilena pelo Colo-Colo e já era considerado um atacante letal por aqui. Bobagem. Qualquer debiloide se destaca na liga chinela. Só um clube como o Grêmio para se dar ao trabalho de buscar um jogador desse nível e acreditar que vai resolver alguma coisa. E, também, só um clube como o Grêmio para levar um prejuízo de 3 milhões assim, do nada. Como uma criança que não sabe lidar com dinheiro.
É surreal e inacreditável que esse jogador sequer tenha vestido a camisa do Grêmio. Miralles e Bertoglio são os exemplos de mitos recentes que passam pelo Grêmio. Muito se fala, todo mundo sabe quem são, mas, na prática, nunca ninguém viu nada desses dois. E a torcida aplaudindo.
segunda-feira, 2 de julho de 2012
O Gladiador Solitário
É triste assistir Kleber atuando com a camiseta do Grêmio. Não porque acho ele um jogador ruim. Longe disso. É o melhor jogador do atual elenco do clube e, talvez, um dos melhores que já atuou nos últimos times formados pelo Grêmio. E é exatamente por isso que sinto compaixão ao ver o esforço desse atleta. Em meio a tantas nulidades futebolísticas, Kleber se destaca. Mas se destaca em vão. Nada do que ele faça ou possa fazer vai adiantar para resolver o deserto de possibilidades que é percebido facilmente por qualquer ser humano que assista uma partida do Grêmio esse ano. Kleber tem técnica, tem futebol no corpo, tem vontade. Entretanto, todas essas qualidades se diluem na ruindade predominante e absoluta dos jogadores que atuam pelo Grêmio. E é isso que me deixa triste ao ver tamanho esforço desse rapaz durante os 90 minutos.
Mal sabia ele a péssima decisão que faria, no início do ano, ao assinar contrato com o Grêmio. Aliás, isso é o que acontece com o Zé Roberto. Todo e qualquer jogador de qualidade acima da média deve evitar jogar por aqui. O Grêmio está destinado ao fracasso. É um clube bagunçado, desorganizado. Não enxergo qualquer possibilidade de título pela frente. O jogador que assina um contrato com o Grêmio está assinando, também, um atestado de que nunca mais vai vencer um título na sua carreira. Nem um gauchão.
Pode ser que alguém encontre culpa no Kleber pelo triste momento vivido pelo clube. Por ter sido a contratação mais esperada do ano, foi atribuído a ele a maior expectativa também. E, fazendo uma análise supérflua das atuações do time nesse ano, parece que essa expectativa não foi atendida. Engano. Ele não tem culpa de nada. Kleber é um solitário durante os 90 minutos. Sinto compaixão e pena por ver um jogador de tal qualidade tendo de se submeter a isso. Marcelo Moreno, seu companheiro de ataque, é um jogador horrível. Desengonçado, não sabe o que faz com a bola nos pés. Não mostra qualidade alguma. Moreno foi o segundo jogador mais esperado da temporada - quase que igual a espera da torcida pela contratação do Kleber. A verdade é que Marcelo Moreno nunca foi um jogador de destaque; foi goleador da Libertadores de de 2008 e só. A verdade, também, é que a Libertadores não pode ser uma competição para avaliar o potencial de um jogador. Contrariando toda a badalação que esse torneio tem, a dura realidade é que a qualidade dos times é quase nula durante a competição. Marcelo Moreno era um desastre anunciado.
O meio de campo do Grêmio é outro caso sério de estudo. Ainda não compreendi o porquê da venda de Rochemback e a vinda de Leo Gago. Alguns podem argumentar dizendo que foi por causa do dinheiro. Certo. Mas o que foi feito com esse dinheiro? Nada. Kleber é fruto de investidores. É tudo muito simples: Rochemback foi mandado embora e, para o seu lugar, foi trazido Leo Gago. Outra nulidade de jogador. Antes da sua contratação, muito foi falado dos seus grandes chutes de fora da área. Já se passaram 7 meses e, até agora, Leo Gago - que eu me lembre - fez um ou dois gols de fora da área. O que se vê, de fato, são chutes onde a bola ultrapassa os limites da região metropolitana de Porto Alegre.
Fernando é outro peixe fora da água. Apesar da qualidade superior, também não é tudo isso o que a mídia diz. Mas o mesmo fenômeno que ocorre com Kleber, ocorre com Fernando: é um jogador cuja qualidade se dilui na ruindade do restante do elenco. Como um jogador da qualidade do Kleber pode jogar ao lado de Marco Antônios da vida? É impossível. Nem Messi resolveria.
Torna-se insustentável assistir uma partida do clube. Quando o locutor da rádio anuncia os onze iniciais, já preparo meu travesseiro para dormir. Edílson, Tony, Gilberto Silva, Anderson Pico. Não há a menor condição. Alguém entendeu a contratação do Naldo? Claro que poderia dar certo, mas, entretanto, o Grêmio contava com Rafael Marques no ano passado. O que quero dizer é: por que trazer Naldo, se tem Rafael Marques? Qual é o acréscimo que essa troca trará ao clube? Nenhuma. Se é pra trazer Naldo, que fique com Rafael Marques. Se é pra trazer Leo Gago, que fique com Rochemback. Se é pra trazer Marco Antônio, que fique com Douglas.
Em suma, Kleber é o único que se destaca. É o único que, quando pega a bola, faz algo interessante. É o único que, quando pega a bola, o torcedor pode esperar que algo ocorra dali. E isso acontece: só que pela metade, devido aos péssimos jogadores que acompanham o solitário gladiador dentro de campo. Kleber é o único que consegue armar uma jogada, dar um passe correto, driblar e invadir a área. Mas fica impossível ter esperança quando o jogador que está na área para completar a jogada é o Marcelo Moreno, Miralles ou André Lima.
Kleber é o Gladiador Solitário. Atirado na área, batalhando sozinho na selva, voando para lá e para cá sem encontrar uma possibilidade, sem encontrar um companheiro a altura. É uma luta perdida. Kleber, infelizmente, vai morrer junto com o restante dos jogadores. E para o Grêmio consolida-se, já na metade do ano, mais uma temporada sem títulos. Uma mancha na carreira do atleta. Não por culpa dele.
domingo, 1 de julho de 2012
O Grêmio no brasileiro
Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS |
E o Grêmio conseguiu outra façanha: perder em casa pro altamente fracassado Atlético-MG, de Jô. Um jogo que valia a segunda posição. Mais uma decisão, mais uma amarelada. No confronto entre os dois clubes mais fracassados dos últimos tempos, o Grêmio conseguiu perder mais essa. Na verdade ganhou: passou o Atlético e agora é o time mais fracassado do Brasil, isoladamente.
Sem lógica
Vilson foi bater a última falta decisiva. Anderson Pico foi reativado, depois de passar seus ultimos 5 anos no Preto Zé tomando cerveja. Léo Gago, Edilson e Tony são titulares. Marcelo Moreno e André Lima são os centroavantes. É isso. Não tem mistério. Como que querem que isso dê certo? Quem é o incompetente que aprova uma decisão dessas? Como que ganham pra fazer esse tipo de coisa? Como que deixam o Vilson cruzar a última bola do jogo, numa falta? Isso fere totalmente a lógica humana. Como que ganham salário pra aprovar tanta insanidade? Isso é inexplicável. Se eu fosse comandante dessa comissão técnica essas coisas nunca iriam acontecer. Ou eu é que estou louco, e eles certos.
Fábio Aurélio
Fábio Aurélio tinha sido reprovado nos exames médicos do Cruzeiro antes de vir pro Grêmio. Mas o que tu vai esperar de um presidente bagaceiro que confunde o nome dos seus atletas e chama os seus jogadores de "aquele menino", pois não sabe nem o nome dos caras? O Grêmio é muito provinciano. Tudo velho retrógrado, não sabem mais nada de futebol, desatualizados. O André Lima consegue a façanha de, ao chutar, não conseguir fazer com que a bola saia do solo e alcance uma altura que não seja a de 0 em relação ao solo. Está entre os 5 piores jogadores da história do Grêmio. E ganha uma fortuna pra não conseguir nem tirar a bola do chão quando chuta.
Torcida
Uma aulinha de história para a torcida do Grêmio, que acha que apoiar incondicionalmente é a grande sacada do século, e para o Globo.com, que fez uma matéria dizendo que a torcida do Boca "sempre" está ao lado do time: nos anos 90, quando o Boca não ganhava nada, a torcida nem no estádio ia. Levava bandeiras negras e abandonavam no intervalo. Torcida do Grêmio: se é pra imitar a torcida do Boca e as torcidas argentinas, imitem direito. E parem de ir contra quem critica o time. De falar "corneteiro", "amargo". Parem de achar que vocês são o máximo por estarem sempre apoiando.
Assinar:
Postagens (Atom)